Odontopediatria

 

A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento restaurador e curativo e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.

QUANDO A ODONTOPEDIATRIA DEVE COMEÇAR?

A odontopediatra da clínica Portes participa desde o período pré-natal  das gestantes até a orientação da escovação nos primeiros anos de vida do bebê.
A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês evitam-se problemas futuros.

 

QUE TIPO DE ORIENTAÇÃO O CLIENTE RECEBE?

A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas e também  fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ODONTOPEDIATRIA?

O odontopediatra é um profissional muito importante nesta fase da vida, pois cuida da preservação dos dentes de leite. Além dessa dentição ser importante para os anos seguintes, sua conservação influencia no desenvolvimento da fala e na mastigação, o que contribui no equilíbrio emocional e autoestima.

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR?

É um desafio conscientizar os pais que a saúde dos dentes permanentes  depende da manutenção da saúde dos dentes de leite. 
Além desses desafios acima, enfrentamos desafios diários próprios da nossa profissão. Cuidar da saúde bucal de uma criança, fazer com que ela deite na cadeira, abra a boca, fique quietinha, confie e goste de você não é uma tarefa fácil.

COMO OS DENTISTAS DA PORTES ATENDEM AS CRIANÇAS?

Somos preparados para acolher a criança de uma forma diferenciada e especial. Entramos no mundinho deles e, dessa forma, eles se sentem à vontade, acolhidos e passam a confiar no profissional.
O respeito do Odontopediatra pela criança resulta de uma forma positiva e progressiva no seu comportamento durante as consultas odontológicas. Acompanhar a evolução do comportamento da criança que chorava ao sentar na cadeira e, após algumas consultas, abrir o ”bocão de jacaré” e ficar quietinha é uma grande realização profissional e pessoal, que na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e pra vocês pais que querem um atendimento exclusivo ao seu filho, vão receber.

Olá,Podemos ajudar?
Olá, Podemos ajudar?